quarta-feira, 16 de março de 2011

Alegria

Parece muito estranho dizer que a tristeza é melhor do que o riso. Que passar por aflições é motivo de grande alegria. Que bem-aventurado é o que chora.
Na veradede, o que o texto que dizer é que, na maioria das vezes, os benefícios da tristeza são maiores do que das celebrações de alegria. No momento da maior provação somos fortalecidos.Por trás de um rosto triste existe um coração que pensa. Já em muita festas, em meio a risos, nos tornamos tolos. Um riso irreverente e tolo leva insensatez ao coração. Paulo, falando sobre este assunto, disse: "Quando sou fraco, então é que sou forte." A soberba desaparece quando estamos chorando, pois a tristeza nos acorda para a luta. A luta perseverante traz intregridade e nova alegria. Quando hà muita euforia e encantamento, podemos desviar-nos da realidade. Atraídos pelo poder da alegria e suas fantasias, ficamos alheios à verdade. Jà quando passamos por dificuldades, temos melhor concentração. Desligamos o piloto automático e passamos a pensar melhor, enxergar melhor, decidir melhor.
Isso não significa que não possamos aproveitar os momentos felizes. Podemos e devemos, mas precisamos manter o coração lúcido. Quando tudo estiver bem, aproveite, fique contente. 
A alegria não é folia. Folia é uma falsa alegria, uma alegria que permanece por um tempo pequeno, provocando depois um grande vazio e tristeza. Não é a alegria aquela que depende do que desagrada à Deus.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário